101 curiosidades sobre Harry Potter

1 - O livro Harry Potter e a Pedra Filosofal começou a ser escrito em 1990, mas só foi finalizado em 1997. Durante esse tempo, o texto foi reescrito diversas vezes. Enquanto refazia a história, a escritora J.K. Rowling também planejava os outros seis livros da série.

2 - Harry Potter e a Pedra Filosofal foram recusados por dez editoras inglesas diferentes até ser aceito pela Bloomsbury. O principal motivo da recusa era o tamanho do livro, considerado grande demais para uma obra infantil.

3 - Na Austrália, Tadjiquistão e no Congo, Potter fez tanto sucesso que virou selo dos correios.

4 - Até Daniel Radcliffe ser escolhido, cerca de 16 mil crianças fizeram o teste para o papel de Harry Potter.

5 - O primeiro membro do elenco selecionado para o filme foi a coruja Ook, que interpreta Edwiges, a mascote de Harry. Depois dela, foi escolhido o elenco principal, formado por Daniel Radcliffe (Harry Potter), Emma Watson (Hermione Granger) e Rupert Grint (Rony Weasley). 


6 - Quando Arthur Weasley leva Harry Potter e seus amigos ao Ministério da Magia, eles tem de digitar os números de um código secreto num telefone. Arthur digita os números 62442. As letras abaixo desses números no teclado de um telefone normal soletram a palavra “magic”.

7 - Se um trouxa avistar Hogwarts, ele veria apenas uma velha ruína com um cartaz escrito “Entrada proibida. Prédio perigoso”

8 - Natalie McDonald, do livro Harry Potter e o Cálice de Fogo, foi uma pessoa real. Era uma garota de nove anos. Residia em Toronto, no Canadá, e possuía leucemia. Ela escreveu uma carta a J.K Rowling perguntando o que aconteceria em seguida nos livros de Harry Potter, pois não poderia viver o bastante para conseguir lê-los. J.K respondeu à menina, mas esta faleceu um dia antes da chegada do e-mail. Em homenagem, J.K tornou Natalie uma estudante do primeiro ano de Hogwarts, sendo escolhida pelo chapéu Seletor a entrar para a Grifinória – a casa dos corajosos. Mais tarde, quando J.K foi ao Canadá para uma tour promocional de Harry Potter, visitou a família da menina.


9 - O símbolo do Patrono de Hermione é uma lontra, porque J.K Rowling adora lontras, e se vê muito em Hermione. 

10 - O motorista e o condutor do Nôitibus levaram os nomes dos avós de J.K, Ernie e Stanley (Ernesto e Stanislau na versão em Português).

11 - Os irmãos gêmeos Fred e George comemoram seu aniversário no Dia da Mentira: 1º de Abril. 

12 - Sirius Black ganhou este nome devido à estrela mais brilhante do céu noturno, que é Sirius, ou também conhecida por “A estrela do lobo” (The Dog Star). 

13 - Lilly Evans é o nome da mãe de Harry antes de casar-se com James Potter. Ela não tem parentesco algum com o personagem Mark Evans. 

14 - Dementadores não se reproduzem, mas crescem - assim como fungos - onde há tristeza.

15 - Dumbledore é uma antiga palavra Inglesa para “abelhão”. J.K diz que combina perfeitamente para ser o cabeça de Hogwarts, por ser inteligente assim como um abelhão. 

16 - O menor nível de Bruxaria que um bruxo ou feiticeiro pode receber é o 12. 

17 - Normalmente, as crianças bruxas são educadas em casa, não vão a escola, até irem a Hogwarts aos 11 anos, pois não é seguro que elas pudessem guardar o segredo de suas verdadeiras identidades de seus colegas trouxas. Os Weasley, por exemplo, foram educados caseiramente pelo Sra. Weasley.

18 - Um bruxo só consegue ver um Testrálio quando já viu alguém morrer na sua frente. Harry só conseguiu vê-los em seu quinto ano, que foi o ano seguinte após ter visto seu amigo Cedrico Diggory morrer. 

19 - As quatro casas de Hogwarts correspondem aos quatro elementos. Grifinória é o fogo, Corvinal é o ar, Lufa-Lufa é a terra e Sonserina é água. 

20 - A câmera de Colin Creevey não trabalha à bateria, mas à magia envolta por Hogwarts. Ele revela as fotos a partir de uma poção mágica de revelação que permite que as figuras movam-se dentro da foto. 

21 - O Patrono do Dumbledore é uma fênix. 

22 - O Professor Flitwick é muito pequeno porque é descendente de gnomos. Provavelmente por seu ta-ta-ta-taravô. 

23 - Há aproximadamente 3.000 bruxos na Inglaterra. 

24 - Os membros da Ordem da Fênix comunicam-se com os seus Patronos. Eles são os únicos bruxos que sabem como usar seus espíritos guardiões para isso. Dumbledore foi quem os ensinou, pois foi quem inventou esse método de comunicação. O Patrono é um ótimo mensageiro, pois é efetivo contra as Artes das Trevas, não é atrapalhado por barreiras físicas (o Patrono atravessa qualquer coisa), e cada um é único – portanto nunca há dúvidas se a mensagem recebida é da pessoa certa, ou se foi enganado. 

25 - Há dez diferentes espécie de dragões no mundo mágico de Harry Potter. 

26 - O segundo nome de Harry é James, o de Hermione é Jane, o da Gina é Molly (por causa de sua mãe) e o do Rony é Bilius. 


27. As casas de Hogwarts são Slytherin, Ravenclaw, Hufflepuff e Gryffindor. Elas receberam esses nomes em homenagem a seus fundadores: Salazar Slytherin, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Godric Gryffindor.


28 - J.K Rowling e Harry Potter tem a mesma data de aniversário: 31 de Julho. 

29 - Magia não pode trazer pessoas mortas de volta para a vida. Portanto, não importa o quanto um bruxo se torne poderoso, ele nunca poderá ressuscitar ninguém.

30 - O animal em que um animago transforma-se é uma reflexão de sua personalidade.

31 - Nick-Quase-Sem-Cabeça foi decapitado por praticar odontologia errado. Ele estava tentando deixar mais liso os dentes de Lady Greeve, mas ao invés, acabou deixando-os com aparência de presas. O executor bateu com seu machado 45 vezes na cabeça de Nick, e ainda assim não conseguiu extraí-la totalmente de seu corpo. 

32 - Tom Riddle foi quem matou a Murta Que Geme, pelo basilisco. 

33 - Há mais coisas por trás de tia Petúnia do que imaginamos, mas ela não é uma decepção – o fruto de uma família de bruxos que não consegue praticar magia si mesmo. 

34 - Uma guerra tomou lugar no mundo mágico ao mesmo tempo da Segunda Guerra Mundial trouxa. O malvado bruxo Grindenwald foi finalmente derrotado por Dumbledore em 1945 – mesmo ano da queda de Hitler. 

35 - Uma pena de escrever mágica detecta o nascimento de cada criança bruxa e registra num livro. Depois, Professora McGonagall envia uma coruja a cada criança, quando esta completa 11 anos. 

36 - Se J.K Rowling escrever um oitavo livro de Harry Potter, seria uma enciclopédia do mundo mágico, no qual ela usaria todo o material extra que ficou fora dos livros. 

37 - O primeiro nome de Gina é Ginevra. 

38 - West Ham United é único time de futebol mencionado nos livros, em homenagem ao amigo de J.K, Troy, que torce para o time. 

39 - Para os bruxos, gnomos de jardim são pragas assim como as toupeiras são para os trouxas, pois também comem a raiz das plantas e deixam pequenas pilhas de terra para trás. 

40 - O Quadribol começou no século XI num local chamado Brejo de Quidditch, que não está marcado no mapa trouxa porque os bruxos enfeitiçaram o local, tornando-o impossível de localização. Originalmente era um jogo muito bruto. Era jogado sobre um cabo de vassoura, e existia apenas uma bola: uma goles. 

41 - Pirraça (Peeves) nunca foi uma pessoa real, um humano. Não é um fantasma, mas é um espírito indestrutível, que está sempre provocando caos. Ele desparafusa candelabros, derruba bengalas e causa confusão nas pessoas. 

42 - No dinheiro trouxa, um galeão vale cerca de £5 

43 - O que um pufoso mais gosta de comer são os materiais constituintes de vagões de trem (como rodas, molas, cilindros de freio, etc). Um pufoso é uma grande bola de pêlo amarela, da qual um tentáculo emerge quando está procurando por comida. 

44 - Dumbledore tem um irmão que trabalha no bar Cabeça de Javali, em Hogsmead. Ele tem cheiro de cabra. 

45 - O gato de Hermione, Bichento, é um meio-amasso. O amasso é uma criatura da família dos gatos, muito inteligente, que tem a capacidade de farejar pessoas suspeitas muito rapidamente, e reage mal a quem não gosta. Por outro lado, é um animal de estimação adorável quando gosta de seu dono. Bichento foi o cruzamento de um amasso com um gato. 

46 - Originalmente, o nome dos Comensais da Morte era Cavaleiros de Walpurgis. 

47 - O miolo da varinha de Hermione é feita de cordas de coração de dragão.

48 - Demelza Robins, a artilheira do time de Quadribol da Grifinória em O Enigma do Príncipe, recebeu este nome por causa da casa de caridade que Daniel Radcliffe ajuda: Demelza House Children’s Hospice, que cuida de jovens doentes. 

49 - Tiago, Sírius, Remo e Pedro chamavam a si mesmos de Marotos. Daí o nome para o Mapa do Maroto. 

50 - A atriz que deu vida a Murta Que Geme tem 47 anos atualmente. 

51 - J.K Rowling afirma que Dumbledore é gay. Ele já se apaixonou por Grindelwald. 

52 - Os personagens das pinturas podem apenas mover-se para as pinturas em que estão retratados. 

53 - O miolo das varinhas de Hermione, Rony e Harry formam juntos os três miolos de varinhas Olivaras. 

54 - Um professor sempre dá aulas numa casa a que pertenceu quando estudou em Hogwarts. Como exemplo, Snape é professor da Sonserina. Assim, é certo que foi um estudante da Sonserina quando jovem. 

55 - O nome em inglês do gato de Hermione é Crookshanks. 

56 - Durante as gravações do filme Harry Potter e a Câmara Secreta, Emma Watson quebrou o braço. O gesso pode ser visto na cena em que ela, Rony e Harry tomam a Poção Polissuco.

57 - Segundo os livros da série, além de Hogwarts, existem mais duas escolas de bruxos na Europa: a Academia de Magia Beauxbaton, na França, e a Durmstrang, que fica no norte da Europa. Nos Estados Unidos, tem o Instituto de Salém. No Brasil, há uma escola também, cujo nome não é mencionado.

58 - Para o Ministério da Magia, as maldições imperdoáveis são: Imperius, que deixa o enfeitiçado sob os controles do bruxo que lançou a magia. Crucius, que provoca dores terríveis, e a Adava Kedavra, que provoca morte imediata. O bruxo que fizer qualquer uma dessas magias é condenado a prisão perpétua de Azkaban.

59 - O significado de Adava Kedavra deriva do aramaico e significa "eu destruo enquanto falo". É o contrário da expressão Abracadabra, que significa "eu crio enquanto falo." Por isso, são parecidas!

60 - O feitiço mais utilizado pelos alunos de Hogwarts é o "Lumus", que faz a varinha mágica virar uma lanterna.

61 - A língua utilizada pelos magos para lançar feitiços é o latim. Um bom exemplo de como a língua é importante é o que está escrito no emblema de Hogwarts: "Draco dormiens nuquam titillandus", que significa "Nunca cutuque um dragão adormecido".

62 - A saga impressa de Harry Potter vendeu mais de 400 milhões exemplares em todo o mundo, 3 milhões deles no Brasil

63 - O livro mais vendido da série foi o primeiro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, com cerca de 120 milhões de vendas

64 - De 1999 a 2006, a editora americana Scholastic faturou 815 milhões de dólares com a série

65 - Em 2007, ela atingiu o auge em faturamento. Foi a primeira colocada entre os autores mais bem pagos do mundo, ranking elaborado pela revista americana Forbes, com 300 milhões de dólares

66 - O bruxinho foi traduzido para pelo menos 65 idiomas.


67 - Nas primeiras 24 horas de vendas de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, foram vendidos 6,9 milhões de exemplares do livro só nos Estados Unidos. A obra bateu recorde de vendas e superou a sua antecessora, Harry Potter e a Ordem da Fênix, que havia vendido 5 milhões de exemplares.


68 - Na Índia, foram vendidos 139 exemplares de Harry Potter e o Enigma do Príncipe por minuto na semana de lançamento.

69 - Na Inglaterra, foram vendidos mais exemplares de Harry Potter e o Enigma do Príncipe em um único dia do que de O Código Da Vinci em um ano.

70 - O livro número seis da série entrou para o Guinness por ser o livro vendido mais rapidamente na história. No primeiro dia de venda, ele ultrapassou a marca de mais 2 milhões (2.009.574) de exemplares vendidos só no Reino Unido

71 - Em 2006, a franquia cinematográfica já havia rendido à Warner 5,4 bilhões de dólares

72 - Harry Potter e a Ordem da Fênix é maior que o livro Harry Potter e as Relíquias da Morte e mesmo assim, não foi dividido em 2 partes.

73 - Harry Potter fez tanto sucesso entre a garotada que até chegou a ganhar um parque temático, O Mundo Mágico de Harry Potter.

74 - Durante as gravações de Harry Potter e as Relíquias da Morte, a produção do filme e elenco fizeram uma pausa de dois minutos para homenagear os mortos da Primeira Guerra Mundial, no dia 11 de novembro, quando comemora-se o Remembrance Day no Reino Unido.

75 - J. K. Rowling, ou Joanne Kathleen Rowling, autora da série Harry Potter nasceu na cidade de Yate, no Reino Unido em 31 de julho de 1965.

76 - Em 2006, a revista Forbes elegeu pela primeira vez J. K. Rowling como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo.28. Mais uma sobre a fama de J. K. Rowling: ela foi eleita pela Enciclopédia Britânica uma das 300 mulheres que mudaram o mundo.

77 - A criadora de Harry Potter é uma das personalidades que mais contribuem com trabalhos beneficentes e faz doações para projetos sociais. 

78 - J. K. Rowling foi acusada de plágio pelas semelhanças de Harry Potter com um dos personagem da série em quadrinhos Livros da Magia, de Neil Gaiman.

79 - A ideia das aventuras de Potter surgiu durante uma viagem de trem da autora e os primeiros manuscritos foram rabiscados em um guardanapo.

80 - A saga Harry Potter ajudou a criar o hábito da leitura entre as crianças britânicas e norte-americanas (e, provavelmente, de outras partes do mundo). Uma pesquisa realizada nos EUA confirmou que 51% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos não tinham o hábito de ler por diversão antes do lançamento dos dois primeiros livros do bruxinho.

81 - Se você escrever o nome Harry Potter no Google, surgirá a incrível quantidade de 381 milhões de resultados.

82 - O Vaticano desaconselhou a leitura de Harry Potter. As histórias do bruxinho também foram duramente criticadas por grupos evangélicos norte-americanos e brasileiros. Ainda hoje há pessoas que proíbem os filhos de lerem Harry Potter com justificativas como a de que "não é coisa de Deus".

83 - Os filmes de Harry Potter são a franquia cinematográfica de maior lucro da história do cinema, deixando para trás séries consagradas como O Senhor dos Anéis, Star Wars, Indiana Jones e outras.

84 - Uma das exigências da autora J. K. Rowling foi que o elenco de Harry Potter no cinema fosse britânico. Por isso, de todos os atores que participam da franquia nas telonas, apenas três não nasceram no Grã-Bretanha.

85 - O ator Daniel Radcliffe (ou Daniel Jacob Radcliffe, seu nome verdadeiro) era quase desconhecido quando foi convidado para interpretar Harry Potter nos cinemas. Antes de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o único filme de grande repercussão em que ele participou foi David Copperfield.

86 - Steven Spielberg, Alan Parker e Terry Gilliam (a primeira escolha de J. K. Rowling) foram alguns dos diretores cotados para dirigir o primeiro filme do bruxinho. Se tivesse dirigido Harry Potter e a Pedra Filosofal, Steven Spielberg teria escolhido Halen Joel Osment para interpretar Harry.

87 - A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts foi fundada por volta do ano 1.000 d. C.. Ela possui 280 alunos, 70 em cada casa e cinco em cada dormitório.

88 - As casas de Hogwarts receberam os seguintes nomes no Brasil: Slytherin (Sonserina), Ravenclaw (Corvinal), Hufflepuff (Lufa-Lufa) e Gryffindor (Grifinória).

89 - As criaturas mágicas que aparecem na série são: Hipogrifo, Basilisco, Acromântulas, Trestálios, Cão Gigante de Três Cabeças, Grindylow, Dementadores, Sereianos, Pelúcios, Fênix e Bichos-papões.

90 - O Cão Gigante de Três Cabeças foi inspirado em Cérbero, um cão mitológico grego que guardava a entrada do Hades, o reino dos mortos. Outras criaturas mitológicas gregas inspiraram a autora de Harry Potter, como a Fênix, o centauro, o unicórnio e as sereias.

91 - A mandrágora, planta que aparece na série, era usada em poções analgésicas e calmantes. As pessoas realmente acreditavam que ela berrava ao ser arrancada do solo e que seu grito era capaz de matar qualquer um.

92 - Muitos dos hábitos dos alunos de Hogwarts foram inspirados na vida acadêmica dos alunos portugueses, desde os uniformes, como as cores das casas principais.

93 - A anciã livraria Lello, da cidade do Porto, Portugal, foi fonte de inspiração para a Livraria Floreios e Borrões onde os bruxos fazem as compras de material escolar na obra de J.K. Rowling.

94 - Salazar, o ultimo nome do ditador português, é também o nome do fundador da casa Sonserina, a qual reúne os principais vilões da saga.

95 - J.K. Rowling é hoje mais rica do que a própria Rainha da Inglaterra.

96 - O ator que representa o melhor amigo de Harry, Rony Weasley, fez primeiro o teste para representar Draco Malfoy, um dos inimigos de Harry.

97 - Severo, o primeiro nome de Severo Snape, o professor de poções da escola de Hogwarts e que tanto incomoda Harry ao longo da saga, é também o nome de uma cidade do centro da França.


98 - Richard Harris, que interpretou o Professor Dumbledore nos dois primeiros filmes da franquia, faleceu e foi substituído por Michael Gambon.

99 - As tatuagens de Sirius Black foram baseadas em gangues de prisões russas e significam que uma pessoa que deve ser temida e respeitada.

100 - Durante as gravações dos filmes, SEIS atores diferentes fizeram o papel de Lord Voldemort.

101 - Durante as gravações de "A Câmara Secreta", um surto de piolhos atacou o elenco infantil do filme.

Gostaram? Eu AMEI! É claro que devem existir várias curiosidades além das que eu citei aqui, mas essas eu escolhi com todo o carinho. hehe. beijos e até a próxima!

4 comentários:

  1. Quantas curiosidades legais.
    realmente são cosias fascinantes.
    abraços.
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou atrasada em tudo,
    nunca li nenhum livro, mas morro de vontade
    e os filmes assisti apenas um.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. as ultimas são as melhores ahhaaahahha

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante! Comente :}