Sociedades Secretas

Todos nós um dia já nos questionamos sobre a existência das sociedades secretas. O profundo envolvimento da Igreja Católica na história. Os rituais maçons. Os Illuminati. Enfim, hoje vamos falar de tudo isso e tentar entender as lendas e os fatos. Há algum tempo atrás, quando assisti o Código da Vinci, logo no início do filme, o professor Robert Langdon apresenta alguns símbolos, desafia a plateia a adivinhar o que eles são, e na verdade, sempre há uma história ou um símbolo antigo por trás de outro determinado símbolo. Vamos ao que interessa, boa leitura

O que é uma sociedade secreta? É uma associação de iniciados que tiveram acesso a certos mistérios e que acreditam que estes segredos não devem ser compartilhados com as demais pessoas, por elas serem incapazes de compreendê-los. (simples e resumido. Fonte: Wikipédia)

Então, vamos para as ORDENS INICIÁTICAS.

As Ordens Iniciáticas caracterizam-se por três manifestações: A Tradição, a Iniciação e o Sigilo.

A Tradição, única, transcendente, é transmitida de mestre a discípulo. Trata-se dum conhecimento não-racional, intuitivo, presente em todo o ser humano, mas que deve ser despertado pela filiação espiritual e pela Iniciação.

A Iniciação assegura a transmissão da Tradição. Ela é a um só tempo um início para aquele que entra na Senda e um retorno à origem, ao princípio, graças ao influxo espiritual que passa do Iniciador para o Iniciado e o transmuta num discípulo da Luz. Este processo tem várias exigências: a presença do candidato, a transmissão dos símbolos e de uma força espiritual durante a Iniciação e, na continuidade, o trabalho interior do Iniciado, que tem a missão de fazer germinar a semente que recebeu.

O Sigilo mostra-se necessário para garantir a proteção dos ensinamentos e rituais. Visa preservar a integridade e a eficácia dos ensinamentos, a fim de reservar o seu acesso aos que buscam e o merecem. Assim o Sigilo é o interior oculto que o ser humano, em busca da sua unidade, deve procurar e descobrir por si mesmo. Devido à esse sigilo é que as ordens iniciáticas são também chamadas de "Sociedades Secretas". 
(Clique na imagem para ampliar)

Entende-se por sociedade secreta um grupo numeroso de pessoas, que se caracteriza por manter reuniões estritamente limitadas a seus adeptos, e também por manter o mais absoluto sigilo a respeito das cerimônias e dos rituais que praticam, onde se manifestam os símbolos que a caracteriza e distingue das demais. As finalidades destas sociedades ditas "secretas" são as mais variadas: políticas, religiosas, filosóficas e espirituais.
As "Sociedades Secretas" mais populares são a Maçonaria e a Ordem Rosa Cruz, porém, em cada época, em cada civilização, em distintos momentos e circunstâncias da evolução da raça humana, existiram diversas outras Ordens Iniciáticas, Ordens  Secretas, Lojas, Confrarias, Monastérios, Escolas filosóficas, Escolas de Mistérios, que contribuíram para o aperfeiçoamento do gênero humano. (Fonte: Magia Dourada)

Veremos agora, sobre algumas das maiores e mais conhecidas sociedades secretas. (Vou resumir pra não ficar muito extenso, caso se interessarem por algum dos artigos, podem pesquisar mais sobre ele)

O. T. O. - Ordo Templi Orientis

É uma sociedade secreta ocultista fundada no começo do século passado. O grupo ainda existe hoje, mas não com os mesmos rituais e práticas de magia (ocultismo) que existia no passado. O principal participante da O.T.O. foi ninguém menos que Aleister Crowley, também conhecido como o homem mais perverso do mundo ou ainda 666. Foi o maior ocultista de todos os tempos e o lema dessa sociedade está baseado nele e em seu O Livro da Lei, que por sua vez está baseado na Lei de Thelema: “Faz o que tu queres e há de ser tudo da lei”. O princípio dessa sociedade, como se pode perceber através de seu lema, é o liberalismo. Crowley e a O.T.O. influenciaram muito o mundo da música (sobretudo o rock). Cantores como Alan Moore e Raul Seixas demonstravam isso claramente em suas composições. Para ler mais sobre a Ordo Templi Orientis, clique aqui.


Grupo Bilderberg

Embora não seja considerado uma sociedade secreta em si, o Grupo Bilderberg traz consigo muitos mistérios e conspirações. Fundado em 1954, trata-se de um grupo cujas dezenas de pessoas são ricas e influentes, que se reúnem anualmente em hotéis na Europa ou nos EUA. Mesmo que a maioria das pessoas saiba o local e dia dessas reuniões, o conteúdo dela jamais foi revelado, sendo que os participantes mantém aquilo que foi conversado em sigilo absoluto, criando uma série de conspirações à respeito do grupo. Muitos afirmam que o Grupo Bilderberg tenha alguma relação com os Illuminati. 


A Mão Negra


A importância dessa sociedade secreta está somente no fato de ter influenciado um dos mais importantes e trágicos acontecimentos da história da humanidade. Antes da Primeira Guerra Mundial, havia muitas questões de instabilidade por todo o mundo. A vitória alemã contra a França gerou um clima de revanche, que aliado com a indústria bélica e ao imperialismo econômico, fatalmente levaria à um grande conflito. Faltava uma gota d’água para isso acontecer. Na região da Sérvia, existia uma sociedade secreta denominada Ujedinjenje Ili Smrt (Unificação ou Morte). Qualquer semelhança com Independência ou Morte não é mera coincidência… Essa organização, também conhecida como Mão Negra, tinha como objetivo unir regiões com populações eslavas, sob o domínio do Império Austro-Húngaro. Essa sociedade planejou e executou a morte do arquiduque Francisco Ferdinando, príncipe-herdeiro do Império Áustro-Húngaro. Essa foi a gota d’água que deu origem à guerra em 1914. Os resultados do assassinato geraram um caos total: A Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, e em questão de poucos meses, quase toda a Europa já estava envolvida na guerra.  Para ler mais sobre a Mão Negraclique aqui.


A Ordem dos Assassinos


O Hashshashin ou Nizari, foi um grupo de assassinos misteriosos muçulmanos que operavam no Oriente Médio durante o século 13. O grupo era formado por muçulmanos xiitas, que se separou de uma seita maior e se uniram a fim de estabelecer um estado xiita utópico. Porque o seu número era pequeno, o grupo usou táticas de guerrilha em sua luta contra os seus inimigos, incluindo a espionagem, sabotagem e, o mais famoso, o assassinato político. O Hashshashin implantavam agentes altamente treinados dentro das fortalezas inimigas, com instruções para atacar somente no tempo certo. Eles eram conhecidos por sua extrema discrição em minimizar as vítimas civis, bem como sua propensão de intimidar para conseguir seus objetivos. Como diz a história, os líderes inimigos, muitas vezes acorda de manhã para encontrar uma adaga Hashshashin deitado no seu travesseiro, junto com um bilhete dizendo “você está em nossas mãos.” Sua lenda cresceu rapidamente, antes mesmo de os mongóis finalmente destruírem o grupo, eles se tornaram conhecidos pistoleiros, supostamente realizando trabalhos para o Rei Ricardo “Coração de Leão”. Para ler mais sobre a Ordem dos Assassinos, clique aqui.




Os Cavaleiros do Círculo Dourado


Os Cavaleiros do Círculo de Ouro foi uma sociedade secreta que floresceu nos EUA durante a American Civil War (guerra cívil americana). No início, o grupo procurou incentivar a anexação do México e as Índias Ocidentais. Mas, uma vez que a guerra civil começou, o grupo mudou seu foco do colonialismo para apoio fervoroso do recém-criado governo da Confederação. Os cavaleiros logo tiveram milhares de seguidores, muitos dos quais formaram exércitos de guerrilha e começaram a atacar as fortalezas da União no Ocidente. Nos estados do Norte, a misteriosa ordem tinha um impacto maior ainda. Muitos jornais e figuras públicas envolvidas em caça às bruxas, onde acusaram supostos simpatizantes do Sul, incluindo o presidente Franklin Pierce, de serem membros dos Cavaleiros do Círculo Dourado. Para saber mais sobre os Cavaleiros do Círculo Dourado, clique aqui.




A Sociedade de Thule


Algumas organizações secretas são suspeitas de ter segundas intenções malévolas, mas a Sociedade de Thule é uma das poucas em que essas suspeitas foram comprovadas. O grupo foi oficialmente iniciado na Alemanha logo após o fim da Primeira Guerra Mundial. Tudo começou como uma espécie de grupo de descendência alemã que se envolveu com o ocultismo, mas rapidamente se transformou em uma organização que procurou transmitir a ideologia da raça ariana, e levou uma abordagem aparentemente racistas em relação aos judeus e outras minorias. O grupo logo vangloriou-se em ter mais de mil membros, e ainda tinha um jornal de propaganda própria. Em 1919, membros da Sociedade Thule formaram uma organização política chamada Partido dos Trabalhadores Alemães. Um jovem Adolf Hitler tornou-se um membro e, eventualmente, assumiu o partido, que mais tarde se tornaria conhecido como Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou Nazista, o partido. Para ler mais sobre Thule, clique aqui.  


Skull and Bones

Faculdades são conhecidas por suas muitas sociedades secretas e organizações estudantis, e a da “Caveira e Ossos” é provavelmente a mais famosa. A cada primavera novos alunos aderiam a sociedade, e o único verdadeiro pré-requisito para ser membro era ser um líder do campus. Como tal, atletas, membros do conselho estudantil, e os presidentes da fraternidade são muitas vezes considerados. “Caveira e Ossos” conta entre os seus membros Presidentes dos EUA, senadores e juízes da Suprema Corte, o que levou muitos a argumentar que o grupo funciona como uma espécie de organização clandestina para a elite de alta potência política. Não há como negar que o clube está bem financiados: uma organização de ex-alunos chamado Russell Trust Association financia suas atividades, e o grupo supostamente possui uma ilha no norte de Nova York.

“Caveira e Ossos” já não é mantida em segredo, mas as suas práticas ainda são. A ordem se reúne duas vezes por semana, mas o que se passa nas suas reuniões nunca foi revelado. Para a decepção dos teóricos da conspiração, o que os boatos têm saído são relativamente inócuos. O grupo supostamente participou de uma série de brincadeiras, e já foi processado pelo presidente da tribo Apache, que reivindicou a posse do esqueleto de Geronimo. Além disso, o grupo é conhecido por obrigar os novos membros a relatar sua história sexual para o resto da sociedade, e dando apelidos para cada iniciado. Em um rumor amplamente relatado, o Presidente George W Bush era supostamente conhecido como “Magog”, um nome dado a quem tinha maior experiência sexual. Para ler mais, clique aqui.


Os Filhos da Liberdade

Os Filhos da Liberdade é o nome de um grupo organizado de dissidentes que existia na América antes da Guerra Revolucionária. O grupo não existe como uma sociedade secreta, no sentido tradicional, mas sim, era composta de facções menores de patriotas de todo as colônias que se uniram em prol de um objetivo comum. Quando eles se encontravam, era geralmente em Boston em torno de um olmo, que desde então se tornou conhecida como a Árvore da Liberdade. Foi ali que o grupo iria formular a sua resistência, o que incluiu a divulgação de panfletos e, até mesmo, algumas sabotagem e atividades terroristas. Esse comportamento levou os britânicos a marca Filhos da Liberdade como sedicioso, e eram, muitas vezes, referido pejorativamente como “Os Filhos da Violência”. O grupo é o mais notável de hoje para plantar as sementes da revolução entre os colonos, com o protesto do Selo Lei, e por cunhar a famosa frase agora “nenhuma tributação sem representação”. Para saber mais, clique aqui.


Ordem Rosa-Cruz - AMORC

A Ordem Rosa-Cruz, AMORC é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, com sede mundial em São José na Califórnia, EUA, fundada em 1915 por Harvey Spencer Lewis. A AMORC tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz. O nome AMORC, siginifica: Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz e foi adotado para diferenciá-la de outras ordens filosóficas com nomes semelhantes, mas diferentes em essência.  O Rosacrucianismo, assim como a Maçonaria, é um sincretismo de diversas correntes filosóficas-religiosas: hermetismo egípcio, cabalismo judaico, gnosticismo cristão e alquimia. Existe ligação entre a Maçonaria e os rosacruzes e essa ligação começou já na Idade Média. No fim do período medieval e começo da Idade Moderna, com inicio da decadência das corporações operativas (englobadas sob rótulo de maçonaria de Ofício ou operativa), estas começaram, paulatinamente, a aceitar elementos estranhos à arte de construir, admitindo, inicialmente, filósofos, hermetistas e alquimistas, cuja linguagem simbólica assemelhava-se à dos francos-maçons. Há boatos que famosos como William Shakespeare e Isaac Newton participaram da Ordem Rosa Cruz.
Leia mais no site Magia Dourada, clicando AQUI.
Leia mais sobre a Ordem Rosa-Cruz no site Wikipédia, clicando AQUI.


Cavaleiros Templários


A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, mais conhecida como Ordem dos Templários, Ordem do Templo ou Cavaleiros Templários (algumas vezes chamados de: Cavaleiros de Cristo, Cavaleiros do Templo, Pobres Cavaleiros, etc), foi uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria. A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista. O sucesso dos Templários esteve vinculado ao das Cruzadas. Quando a Terra Santa foi perdida, o apoio à Ordem reduziu-se. Rumores acerca da cerimônia de iniciação secreta dos Templários criaram desconfianças, e o rei Filipe IV de França profundamente endividado com a Ordem, começou a pressionar o Papa Clemente V a tomar medidas contra eles. Em 1307, muitos dos membros da Ordem em França foram detidos e queimados publicamente. Em 1312, o Papa Clemente dissolveu a Ordem. O súbito desaparecimento da maior parte da infra-estrutura europeia da Ordem deu origem a especulações e lendas, que mantêm o nome dos Templários vivo até aos dias atuais.
Para ler mais sobre os Templários no site Magia Dourada, clique AQUI.
Para ler mais no site Wikipédia, clique AQUI.


Ordem DeMolay

A Ordem DeMolay é uma sociedade "secreta"/discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, patrocinada pela Maçonaria, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos Estados Unidos dia 18 de março de 1919, em Kansas City, Missouri, pelo maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria - denominações das células da organização. A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por contestar as falsas acusações de pratica de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja, arquitetadas pelo Rei Filipe IV de França, podendo-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição de Filipe pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

Para ler o artigo da Ordem DeMolay no site Magia Dourada, clique AQUI.

Para ler mais no site Wikipédia, clique AQUI.



Ku Klux Klan

Ku Klux Klan (também conhecida como KKK) é o nome de várias organizações racistas dos Estados Unidos que apoiam a supremacia branca e o protestantismo em detrimento de outras religiões. A KKK, em seu período mais forte, foi localizada principalmente na região sul dos Estados Unidos, em estados como Texas e Mississipi. Uma coisa que chama a atenção sobre esta seita são as roupas usadas por seus membros. Veja a foto:





Podemos perceber na túnica branca, o símbolo da KKK.









O mais engraçado sobre essa vestimenta, é que essa mesma túnica branca (sem o símbolo da KKK) e esse chapéu eram usados há muito tempo por padres espanhóis. Até hoje, penitentes católicos usam essas roupas para participar das procissões em Sevilha. Observe a foto a seguir:


Essa foto foi uma dentre muitas, publicadas pela revista Veja, durante a semana santa na Espanha em 2012. Leia o que a revista descreveu: "Cenas de Páscoa na Espanha - Durante a Semana Santa acontecem centenas de procissões onde fiéis carregam imagens de santos centenárias pelas ruas das cidades espanholas. Os penitentes, ou nazarenos, vestem trajes com cores diferentes que representa cada grupo, mas em geral é uma longa túnica que não mostra nenhuma parte do corpo, e um chapéu pontudo para cima"


Illuminati
Na cultura popular e no mundo das teorias da conspiração selvagem e estranho, nenhuma organização secreta tornou-se tão conhecido como os Illuminati, que têm feito freqüentes aparições em livros, filmes e televisão. O grupo, como é popularmente entendido é mais ou menos um mito, mas a lenda que remonta a uma organização real que existia na Alemanha no final de 1700. Na época, os membros do grupo apresentaram-se como uma ordem de iluminados pensadores livres. A imprensa se virou contra eles, e chegou a ser considerado por muitos como uma força subterrânea de dissidentes com intenção de derrubar o governo, e foram mesmo acusados de incitar a Revolução Francesa. O grupo se desfez logo em seguida, mas sua influência se manteve forte, e por anos após a sua dissolução tinham rumores de ainda estar funcionando em algum lugar nas sombras. A Ordo Illuminatorum ou Ordem Illuminati é uma instituição iniciática, filosófica, filantrópica e religiosa. Nos seus fundamentos estão segredos específicos, formando uma sociedade baseada no sigilo e na obediência. A Illuminati é uma associação animada por dois princípios: igualdade e justiça. Toda sua manifestação é baseada nestas duas premissas que são geradoras de luz para a humanidade. A Ordem, composta de 13 graus, baseados nos ritos de natureza maçônica, templária e nos antigos mistérios, se propõe a levar o mundo a uma Nova Ordem Mundial e para isso conta com as forças motrizes da sociedade como um todo, independente de ideologias e religiões. Sua filosofia é baseada nos mais puros princípios morais, sem esquecer os ensinamentos dos grandes mestres de todos os tempos. Todo iluminado é formado de modo a oferecer o máximo de si, para todos. Sua única vinculação é com a verdade inscrita no templo chamado Natureza. 

Os Illuminti ganharam mais fama ao serem expostos no livro (e depois filme, baseado na obra) de Dan Brown, "Anjos e Demônios", onde estariam infiltrados dentro do próprio Vaticano. Podemos dizer que um dos símbolos mais intrigante é o letreiro Illuminati, sua própria marca, afinal, visto de pé e visto de ponta-cabeça, é totalmente igual. Veja abaixo:




Clique nas imagens para ampliar.


Para ler o artigo sobre os Illuminati no site Magia Dourada, clique AQUI.
Para ler mais sobre os Illuminati no site Wikipédia, clique AQUI.


Maçonaria

Finalmente, uma das sociedades secretas mais famosas e intrigantes do mundo. Mistérios que envolvem o número 33, a religião, a política e o mundo. Também ganhou mais fama e "popularidade" após Dan Brown publicar o livro "O Símbolo Perdido" descrevendo a maçonaria nos Estados Unidos. 

Embora sejam menos influentes e secretos hoje do que eram antes, os maçons continuam a ser uma das organizações fraternas mais famosos no mundo, com uma adesão de 5 milhões de pessoas. O grupo foi fundado oficialmente em 1717, mas os documentos relativos à sua existência data de 1300. Ele foi originalmente criado para ser uma irmandade, cujos membros compartilham certas idéias filosóficas fundamentais, entre eles a crença em um ser supremo. O grupo salienta retidão moral, e como tal muitos dos capítulos se tornaram conhecidos por seu trabalho de caridade e serviço à comunidade. Apesar destas práticas aparentemente inofensivo, os maçons não estão sem seus críticos. Os teóricos da conspiração, há muito tempo, acham que eles estão envolvidos em práticas ocultistas abomináveis. Igrejas de todas as denominações também criticaram a organização, seus ensinamentos morais e crenças espirituais esotéricas. O objetivo da Maçonaria é sobretudo a fraternidade, cujos membros compartilham algumas ideias filosóficas fundamentais, como a crença a algo maior. Mas como a maioria das sociedades secretas, a Maçonaria não escapa das conspirações. Muitos acreditam que em seus graus mais elevados há a prática de rituais de magia negra e ocultismo.

Ao lado, o símbolo maçônico, o esquadro e o compasso. As vezes também é encontrado sem a letra G.

Lema maçom: "Igualdade, Liberdade, Fraternidade"

Sou gaúcha, e ao ler esse lema, lembrei-me da bandeira Rio-grandense. A bandeira teve os primeiros esboços desenhados por rebeldes durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845) mas SEM O BRASÃO.
O brasão é circundado por um lenço das cores do estado (verde, vermelho e amarelo). Sob o brasão, lê-se: "Liberdade, Igualdade, Humanidade", o qual tem origem na MAÇONARIA e na Revolução Francesa. Como o brasão é da mesma época dos farrapos, foi incluído a escrita "República Rio-Grandense", junto com a data da revolução farroupilha. Acredita-se que o brasão tenha sido desenhado pelo padre Hildebrando de Freitas Pedroso e aperfeiçoado pelo major Bernardo Pires. 

Ao lado, o desenho da Alegoria Farroupilha, desenhado pelo padre Hildebrando, que provavelmente deu origem ao brasão de armas. Cline na imagem para ampliar e observe os símbolos maçônicos contidos nela, como o olho que é uma espécie de sol e os triângulos (ou pirâmides?) logo abaixo. 

Peguei o exemplo da bandeira do Rio Grande do Sul porque foi uma coisa que havia me deixado surpreendida e porque faz parte da minha história, e também para que vocês possam ter uma noção da tamanha influência maçônica em todo o mundo. *
Se quiser saber mais sobre os Maçons, clique AQUI ou AQUI. (:


Sei que o post de hoje foi cansativo, assim que der, com certeza terá mais coisas sobre livros e todas essas coisas que eu adoro *-* ATÉ BREVE!

*Não vou tolerar comentários ofensivos com relação ao Rio Grande do Sul. Só usei um exemplo. Antes de falar qualquer coisa, procure conhecer a sua história, do seu estado e do seu país. Obrigada!



CRÉDITOS e FONTES:
E claro, toda a utilidade do Wikipédia!

2 comentários:

  1. Muito bom o post ;)
    Gostei da parte do ocultismo, com Crowley e o Ordo Templi Orientis, sendo que muitas musicas de rock são baseadas nos mesmos princípios.
    http://bibliotecaresytonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante! Comente :}