Crônicas de Nárnia <3


As Crônicas de Nárnia (título original em inglês, The Chronicles of Narnia) é uma série que reúne 07 livros de fantasia, escritos pelo autor britânico Clive Staples Lewis (conhecido mundialmente por C. S. Lewis). 

O AUTOR
Foi professor, teólogo, poeta e escritor. Conquistou inúmeros prêmios, inclusive a renomada "Medalha de Carnegie". Na foto ao lado, a estátua feita em memória à C. S. Lewis, olhando o interior de uma guarda-roupa, como no livro "O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa". A estátua fica em Belfast, Irlanda do Norte, onde o autor nasceu. Há rumores que a estátua seja o professor Kirke e não Lewis. Digory Kirke foi um personagem criado por Lewis no livro "O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa"; seria um misterioso e sábio professor que vivia no interior da Inglaterra, para onde os irmãos Pevensie são mandados durante a Segunda Guerra Mundial, onde descobrem o armário mágico que os leva para a fantástica terra de Nárnia.

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA
As Crônicas de Nárnia foram escritas entre 1949 e 1954 e publicadas entre 1950 à 1956. Inicialmente publicou "O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa", sem a intenção de produzir uma série. Prosseguiu escrevendo outros livros retomando partes anteriores da história para preencher as lacunas do primeiro livro. É por isso que a ordem de publicação não coincide com a ordem cronológica dos eventos que ocorrem nas histórias. 

O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA

O primeiro e mais conhecido livro da série. Apesar de ser o primeiro livro a ser publicado, é na verdade o segundo na ordem cronológica dos acontecimentos da série. Traz a dedicatória do autor para a sua enteada, Lucy Barfield. Personagens:
Pedro Pevensie: O mais velho dos irmãos. É considerado um herói no livro, pois lutou contra a Feiticeira Branca. Foi coroado como o Grande Rei Pedro, O Magnífico.
Susana PevensieA segunda mais velha. Pensava que Nárnia não existia, que não passava de uma invenção da irmã Lúcia. Foi coroada como a "rainha Susana, A Gentil".
Edmundo Pevensie: Edmundo é um garoto emburrado, sempre enfurecido com seu irmão Pedro. Vai se tornando uma pessoa boa com o tempo. Foi coroado como rei Edmundo, O Justo.
Lúcio Pevensie: É a mais nova dos irmãos Pevensie, uma garotinha pura e alegre, que também foi a primeira a encontrar o Guarda-Roupa. É a mais ligada a Aslam e Nárnia. Foi coroada como rainha Lúcia, A Destemida. 
Tumnus: É um fauno, o primeiro narniano a aparecer. Fica amigo de Lúcia e depois revela que ia raptá-la para a Feiticeira Branca. No final se torna um bom amigo das crianças. Destacam-se também os personagens: Jadis (a feiticeira), Aslam (o grande leão) e o sr. e a sra. Castor.


PRÍNCIPE CASPIAN
Foi escrito em 1951. É o segundo livro publicado, no entanto, é o 4º na ordem cronológica. Esse livro relata as aventuras dos antigos reis e rainhas de Nárnia, que votam a essa terra cerca de 1300 anos depois (no tempo de Nárnia), após terem-na deixado no final de "O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa". Personagem que ganha destaque: Caspian: Filho de Caspian IX, era o verdadeiro herdeiro do trono de Telmar. Mas era seu tio, Miraz, que reinava e como não tinha filhos, estava disposto a qualquer coisa para que Caspian não o sucedesse no trono. 

A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA
Publicado em 1952, é o terceiro livro, no entanto, é o 5º na ordem cronológica. Relata a volta de Lúcia e Edmundo à Nárnia, agora na companhia do primo Eustáquio. Eles chegam quando o rei Caspian sai navegando pelo oceano oriental a bordo do Peregrino da Alvorada, em busca dos sete fidalgos que foram mandados por Miraz para explorar o oceano oriental. Merecem destaque os personagens Eustáquio e o rato falante Ripchip.

A CADEIRA DE PRATA
É o 4º livro a ser publicado, mas é o 6º na ordem cronológica. É o primeiro livro por ordem de publicação que não conta com a presença de qualquer dos irmãos Pevensie. Neste livro está narrada somente a volta de Eustáquio até Nárnia na companhia de sua amiga Jill Pole. Desta vez eles conseguem ir até Nárnia através de um velho portão nos fundos da escola onde estudavam. Destacam-se os persogens Jill Pole e o paulama Brejeiro.

O CAVALO E SEU MENINO
É o 5º livro publicado, mas é o 3º na ordem cronológica. A história deste livro se passa na época de ouro de Nárnia, durante o reinado dos quatro irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Lúcia e Edmundo. O livro nos narra a história de Shasta, que vivia na Calormânia com um pescador que o havia encontrado em um barco quando era apenas bebê. Certo dia um tarcaã (cavaleiro nobre da Calormânia) vem visitá-los e deseja comprar Shasta como escravo. Nesta altura, Shasta descobre que o cavalo do Tarcaã na verdade é um cavalo falante de Nárnia que está decidido a fugir de volta ao seu país de origem.


O SOBRINHO DO MAGO
Publicado em 1955, é o 1º na ordem cronológica. Conta a criação de Nárnia por Aslam, e como começaram as idas e vindas de crianças do nosso mundo até ela, bem como a origem do armário mágico que leva os irmãos Pevensie para Nárnia em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, bem como a infância do misterioso professor Kirke, e a origem de Jadis, a Feiticeira Branca. Alguns dos personagens: Digory Kirke, Polly Plummer, Jadis, André Ketterley, Rei Franco e Rainha Helena, Aslam.
A ÚLTIMA BATALHA
É o último livro a ser publicado e também o último na ordem cronológica. Relata os últimos dias de Nárnia e as últimas batalhas travadas contra o mal nesse mundo, marcando o final da série. SÉRIO, não tem como colocar aqui um resumo do último livro. hihihi, só digo uma coisa, LEIAM, VALE MUITO A PENA!


(Fonte: Wikipédia)


Clique AQUI para ler curiosidades sobre Crônicas de Nárnia *-*

Ah, estou tãaaao feliz em compartilhar isso com vocês, que até vou deixar mais uns links úteis aqui, só pra vocês ficarem com um gostinho de quero mais ;)

- Compre o volume único (todas as crônicas) do livro As Crônicas de Nárnia, clicando aqui. (submarino);
- Para adquirir o mesmo livro, na Saraiva, clique aqui.
- Você pode fazer download do pacote das crônicas, clicando aqui.

Espero, do fundo do coração que vocês tenham gostado do post, melhor ainda, que vocês se encantem com as Crônicas de Nárnia tanto quanto eu. LER é tudo gente! um beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Comente :}